
Por CL Moises Mota
Imagine uma jornada que começa em 1971, onde as limitações da época não impediram uma mulher de sonhar grande. Carmem Lúcia Camargos Redoan é esse espírito indomável que, como Domadora, iniciou seu caminho no Lions Internacional, e que hoje, com décadas de serviço e liderança, se prepara para assumir a presidência da Diretoria Executiva do Distrito Múltiplo LC.
Carmem é a personificação da dedicação e resiliência. Sua trajetória é marcada por marcos significativos: desde a liderança de seu clube local até a governadoria do distrito, passando por projetos comunitários que transformaram vidas e iniciativas que reforçaram a missão do Lions de servir.
Seu olhar para o futuro é tão firme quanto sua crença no poder da união e do trabalho coletivo. Carmem vê os desafios não como obstáculos, mas como oportunidades de crescimento e inovação. Ela abraça a responsabilidade de liderar com uma paixão contagiante e uma visão que integra criatividade, serviço e comprometimento.
A próxima geração tem um lugar especial em seu coração. Para Carmem, os jovens são a promessa de um amanhã melhor, e ela está determinada a equipá-los com as ferramentas e o espírito necessários para continuarem esse legado de compaixão e serviço.
Carmem Lúcia Camargos Redoan nos lembra que a verdadeira liderança é um ato de amor e que, com determinação e colaboração, podemos transformar o mundo, um ato de bondade de cada vez. Sua história é uma inspiração e um convite para todos nós fazermos a diferença.

Entrevista com VCC Carmem Lúcia Camargos Redoan
1. Como você se envolveu inicialmente com o Lions Internacional e qual tem sido a sua jornada até agora?
Estou no movimento leonístico desde fevereiro de 1971, primeiro como Domadora porque naquela época mulheres não podiam se associar e como Companheira Leão, em 01/05/1999. Ocupei diversos cargos importantes, incluindo a Presidência do Lions Clube de Pompéu e vários papéis no Distrito, culminando com meu mandato de Governadora para o Ano Leonístico 2015/2016. Após este período continuei colaborando com atividades do Distrito, assumindo a Assessoria do Programa Lions Quest e ajudando na execução de projetos significativos, como reformas de casas afetadas por chuvas e a aquisição de equipamentos médicos. Sou Instrutora de Lions Internacional e fui facilitadora do LCIP realizado em Fortaleza em novembro de 2023. Atualmente exerço o cargo de Vice Presidente da Diretoria Executiva do Distrito Múltiplo LC, o qual deverei presidir no Ano Leonístico 2024/2025.
2. O que a inspirou a buscar a presidência do Distrito Múltiplo LC? Quais são as metas que pretende alcançar durante o seu mandato?
Na realidade, não busquei a presidência do Distrito Múltiplo LC, nem estava em meus planos, fui convidada devido ao currículo e disponibilidade, e aceitei o desafio com o apoio de vários dirigentes. Nossas metas incluem o crescimento em número de associados e a continuidade no apoio às comunidades locais. O meu maior desafio será terminar o mandato com o quadro de associados do Múltiplo LC positivo.
3. Pode compartilhar conosco a importância e a grandiosidade do cargo que está prestes a assumir?
A grandiosidade reside no fato de que são só quatro Leões a exercer esta função em nosso país em cada ano leonístico. Eu vejo a liderança com tranquilidade, acreditando estar preparada para a função, que considero prazerosa. Nossos Leões precisam receber treinamentos, conhecer Lions Internacional e a Fundação que hoje integram uma só unidade.

4. Como pretende promover a colaboração e parcerias entre os diferentes clubes dentro do distrito para maximizar o impacto social?
O Distrito Múltiplo não interfere diretamente na gestão dos Distritos. Mas podemos destacar que a importância de parcerias com o poder público e o privado para o sucesso das ações encontra força em um forte trabalho de marketing. Incentivar a participação em reuniões promovidas pelo Distrito Múltiplo, Folac, Convenção Internacional e outros eventos que reúnam dirigentes e propiciem a troca de conhecimentos também são importantes.
5. Como planeja incorporar inovação e adaptabilidade na gestão do Distrito Múltiplo LC, especialmente considerando as mudanças contínuas no cenário global?
A inovação vem da criatividade em atender as expectativas fazendo diferente ou melhor. É fato que a capacidade de adaptação é crucial para manter o movimento firme e em crescimento. O maior legado que podemos deixar será um Múltiplo coeso, amigo, trabalhando em equipe, um por todos e todos por um.
6. Que legado espera deixar ao término do seu mandato como presidente do Distrito Múltiplo LC?

Em primeiro lugar, desejo deixar um legado de crescimento. Vou exercer o cargo com paixão pelo servir, com comunicação eficaz e transparência. Pretendo também apoiar a sucessão efetiva de liderança através da aquisição de conhecimentos e participação em institutos e reuniões.
7. Qual mensagem gostaria de transmitir aos membros do Lions Internacional em nosso distrito e à comunidade em geral?
Mensagem de otimismo e crença de que somos capazes de mudar o mundo através de nossas ações, mensagem de tolerância de uns para com os outros. A união pelo mesmo ideal e a glória de pertencer a uma entidade centenária é o que faz a diferença na vida das pessoas.
8. Como pretende incentivar o envolvimento dos jovens em atividades e projetos do Lions, considerando a importância da próxima geração para a continuidade das ações humanitárias?
Os jovens são a cereja do bolo. Reconheço a capacidade deles em inovar e adaptar-se às mudanças e enfatizo a necessidade de projetos educacionais que preparem a juventude para o voluntariado e liderança. Podem ter a certeza de que os movimentos que priorizam a participação da juventude, especialmente os Companheiros Leo, encontrarão todo o nosso apoio e carinho.