Carmem Lúcia Camargos Redoan: Uma Jornada de Liderança e Inspiração no Lions Internacional

Por CL Moises Mota

Imagine uma jornada que começa em 1971, onde as limitações da época não impediram uma mulher de sonhar grande. Carmem Lúcia Camargos Redoan é esse espírito indomável que, como Domadora, iniciou seu caminho no Lions Internacional, e que hoje, com décadas de serviço e liderança, se prepara para assumir a presidência da Diretoria Executiva do Distrito Múltiplo LC.

Carmem é a personificação da dedicação e resiliência. Sua trajetória é marcada por marcos significativos: desde a liderança de seu clube local até a governadoria do distrito, passando por projetos comunitários que transformaram vidas e iniciativas que reforçaram a missão do Lions de servir.

Seu olhar para o futuro é tão firme quanto sua crença no poder da união e do trabalho coletivo. Carmem vê os desafios não como obstáculos, mas como oportunidades de crescimento e inovação. Ela abraça a responsabilidade de liderar com uma paixão contagiante e uma visão que integra criatividade, serviço e comprometimento.

A próxima geração tem um lugar especial em seu coração. Para Carmem, os jovens são a promessa de um amanhã melhor, e ela está determinada a equipá-los com as ferramentas e o espírito necessários para continuarem esse legado de compaixão e serviço.

Carmem Lúcia Camargos Redoan nos lembra que a verdadeira liderança é um ato de amor e que, com determinação e colaboração, podemos transformar o mundo, um ato de bondade de cada vez. Sua história é uma inspiração e um convite para todos nós fazermos a diferença.

Entrevista com VCC Carmem Lúcia Camargos Redoan

1. Como você se envolveu inicialmente com o Lions Internacional e qual tem sido a sua jornada até agora?

Estou no movimento leonístico desde fevereiro de 1971, primeiro como Domadora porque naquela época mulheres não podiam se associar e como Companheira Leão, em 01/05/1999. Ocupei diversos cargos importantes, incluindo a Presidência do Lions Clube de Pompéu e vários papéis no Distrito, culminando com meu mandato de Governadora para o Ano Leonístico 2015/2016. Após este período continuei colaborando com atividades do Distrito, assumindo a Assessoria do Programa Lions Quest e ajudando na execução de projetos significativos, como reformas de casas afetadas por chuvas e a aquisição de equipamentos médicos. Sou Instrutora de Lions Internacional e fui facilitadora do LCIP realizado em Fortaleza em novembro de 2023. Atualmente exerço o cargo de Vice Presidente da Diretoria Executiva do Distrito Múltiplo LC, o qual deverei presidir no Ano Leonístico 2024/2025.

2. O que a inspirou a buscar a presidência do Distrito Múltiplo LC? Quais são as metas que pretende alcançar durante o seu mandato?

Na realidade, não busquei a presidência do Distrito Múltiplo LC, nem estava em meus planos, fui convidada devido ao currículo e disponibilidade, e aceitei o desafio com o apoio de vários dirigentes. Nossas metas incluem o crescimento em número de associados e a continuidade no apoio às comunidades locais. O meu maior desafio será terminar o mandato com o quadro de associados do Múltiplo LC positivo.

3. Pode compartilhar conosco a importância e a grandiosidade do cargo que está prestes a assumir?

A grandiosidade reside no fato de que são só quatro Leões a exercer esta função em nosso país em cada ano leonístico. Eu vejo a liderança com tranquilidade, acreditando estar preparada para a função, que considero prazerosa. Nossos Leões precisam receber treinamentos, conhecer Lions Internacional e a Fundação que hoje integram uma só unidade.

4. Como pretende promover a colaboração e parcerias entre os diferentes clubes dentro do distrito para maximizar o impacto social?

O Distrito Múltiplo não interfere diretamente na gestão dos Distritos. Mas podemos destacar que a importância de parcerias com o poder público e o privado para o sucesso das ações encontra força em um forte trabalho de marketing. Incentivar a participação em reuniões promovidas pelo Distrito Múltiplo, Folac, Convenção Internacional e outros eventos que reúnam dirigentes e propiciem a troca de conhecimentos também são importantes.

5. Como planeja incorporar inovação e adaptabilidade na gestão do Distrito Múltiplo LC, especialmente considerando as mudanças contínuas no cenário global?

A inovação vem da criatividade em atender as expectativas fazendo diferente ou melhor. É fato que a capacidade de adaptação é crucial para manter o movimento firme e em crescimento. O maior legado que podemos deixar será um Múltiplo coeso, amigo, trabalhando em equipe, um por todos e todos por um.

6. Que legado espera deixar ao término do seu mandato como presidente do Distrito Múltiplo LC?

Em primeiro lugar, desejo deixar um legado de crescimento. Vou exercer o cargo com paixão pelo servir, com comunicação eficaz e transparência. Pretendo também apoiar a sucessão efetiva de liderança através da aquisição de conhecimentos e participação em institutos e reuniões.

7. Qual mensagem gostaria de transmitir aos membros do Lions Internacional em nosso distrito e à comunidade em geral?

Mensagem de otimismo e crença de que somos capazes de mudar o mundo através de nossas ações, mensagem de tolerância de uns para com os outros. A união pelo mesmo ideal e a glória de pertencer a uma entidade centenária é o que faz a diferença na vida das pessoas.

8. Como pretende incentivar o envolvimento dos jovens em atividades e projetos do Lions, considerando a importância da próxima geração para a continuidade das ações humanitárias?

Os jovens são a cereja do bolo. Reconheço a capacidade deles em inovar e adaptar-se às mudanças e enfatizo a necessidade de projetos educacionais que preparem a juventude para o voluntariado e liderança. Podem ter a certeza de que os movimentos que priorizam a participação da juventude, especialmente os Companheiros Leo, encontrarão todo o nosso apoio e carinho.


Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *